Muitas empresas atualmente lutam cada vez mais por espaço no mercado para que assim, possam colocar suas marcas entre as mais importantes e desse modo, angariar cada vez mais clientes.
Por isso, é muito comum que as empresas mais famosas do mundo possuam uma logomarca e um logotipo bastante marcantes. Para que assim que uma pessoa veja, possa identificar qual a empresa. Porém, existem muitas dúvidas sobre a diferença entre estes elementos e suas funções.

Logotipo e logomarca
Hoje para que uma empresa possa ser reconhecida no mercado e principalmente pelos seus clientes, é preciso fazer a confecção de uma logomarca e um logotipo.
Estes elementos se tornaram hoje essências para todas as grandes empresas do mundo. Por meio destes elementos gráficos todas as pessoas podem identificar a empresa da qual está sendo representada nestes elementos.
Por isso, quando uma empresa decide criar um logotipo e logomarca, este é um grande processo. Afinal, serão estes elementos que definirão toda a identidade visual da empresa para o mundo a partir deste momento, assim, podendo influenciar em seus negócios para bem ou para o mal.
Diferença entre logotipo e logomarca
Mesmo que o logotipo e a logomarca sejam algo de extrema utilização no mundo capitalista, muitas pessoas não fazem ideia da diferença que cada um destes elementos possui.
Em fato, é comum encontrar pessoas que acreditam que logomarca e logotipo são a mesma coisa, ou palavras sinônimas. Porém, estes elementos gráficos possuem uma grande diferença entre si.
Desse modo, a principal diferença entre logotipo e logomarca é de que esses elementos se complementam, porém, não precisam estar juntos para formar a identidade visual de uma empresa.
Entenda melhor a diferença entre logotipo e logomarca abaixo:
- Logomarca
A logomarca em si, nada mais é do que o desenho, ícone ou gravura que representa a identidade visual de uma empresa.
Ou seja, a logomarca é o desenho que vemos nos Outdoors como a concha da empresa petrolífera Shell, ou a maçã da Apple.
Abas empresas são facilmente identificadas pelas pessoas apenas pelos símbolos que as representam, sem a necessidade de uma identificação por escrito.

- Logotipo
Já o logotipo, é a parte escrita presente na logomarca. Ou seja, seria como a Coca-Cola, empresa que tem como identidade visual o próprio nome, porém feito de uma maneira mais estilizada.
Desse modo, a logomarca e o logotipo possuem diferença por um ser a parte escrita e o outro o símbolo. Sendo que ambos podem vir sozinhos ou acompanhados, como no caso do Youtube que possui ambos os elementos.
